sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Circuito Loterias Caixa - 1º Etapa Nacional

    Está tudo pronto para as disputas da primeira Etapa Nacional do Circuito Loterias CAIXA 2011, que acontece neste fim de semana, 6 e 7, em São Paulo. Mais de 650 atletas de todo o Brasil e 50 de outros países (Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile) terão uma motivação a mais para buscarem seus melhores resultados nas provas. O desempenho de cada um será avaliado e contará para a classificação para os Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em novembro.
    “A competição será bem disputada. Os atletas estão muito concentrados e sem dúvida será a competição mais importante do ano no Brasil, porque é a última chance dos atletas da Natação conquistarem o índice para os Jogos Parapanamericanos. Os do Atletismo e do Halterofilismo terão esta e a segunda etapa do Circuito (3 e 4 de setembro) para conseguirem. No entanto, serão levados em consideração os resultados em outras competições, de acordo com a modalidade”, explica o diretor técnico do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Edílson Tubiba.
    Serão mais de 700 competidores no Atletismo, na Natação e no Halterofilismo. As disputas acontecerão em dois locais. A Natação será no Sport Club Corinthians. As provas de Atletismo e Halterofilismo serão no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP).
    O nosso Estado, estará representado por 43 atletas, sendo 30 da Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN (SADEF-RN) e 13 do Centro de Apoio ao Deficiente (CADEF-RN).
    Ficamos aqui na torcida para que essa galera volte cheia de medalhas e mais uma vez encham nosso coração de orgulho.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Basquete paraolímpico do RN inicia disputa pelo Brasileiro


    Mesmo enfrentando o problema da falta de investimentos, o clube potiguar de basquete paraolímpico Os Tigres (OrtoRio/FARN/Uniodonto) está de malas prontas para disputar o Campeonato Regional Nordeste, que acontece entre 9 e 14 de agosto, em Recife/PE. As duas melhores equipes carimbam o passaporte para o Campeonato Brasileiro 2011.
    Mas antes do embarque rumo à capital pernambucana, o time que representa do Rio Grande do Norte na Competição faz uma escala em João Pessoa/PB, onde faz dois amistosos preparatórios nos dias 30 e 31 de julho contra o time paraibano Pestalozi.
    “O amistoso é uma grande oportunidade para se preparar melhor para o Brasileiro, que é nossa grande competição. Outro fator importante é mostrar para o poder público e para os empresários que o esporte é viável e que precisa de apoio e que nos vamos representando o Estado no Brasileiro com nosso maior esforço”, declarou Eduardo Gomes, paratleta e presidente do clube.
    A falta de apoio tem sido um dos principais desafios d’Os Tigres que precisam de equipamentos de mobilidade adequados especificamente para a prática do basquete paraolímpico. Mesmo enfrentando as dificuldades financeiras, Eduardo garante que o time está motivado para vencer os amistosos e o Regional.
    “Mesmo com as nossas dificuldades, nós estamos nos superando cada vez mais e acreditando que a vitória é possível. Afinal, somos o único time do Rio Grande do Norte na competição. A gente sente a falta de patrocínios, de investimentos tanto por parte da classe empresarial, quando pela classe política. A gente espera que outras pessoas façam como o empresário Leonardo Vasconcelos, da Orto Rio, que acreditou no projeto, acreditou no clube e hoje tem orgulho de fazer parte desse time”, completou.
    O Campeonato Brasileiro será realizado em Vitória/ES, durante o mês de outubro. A direção d’Os Tigres está disponibilizando o e-mail cbprnostigres@hotmail.com para que os interessados em acompanhar o clube possam entrar em contato.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Palácio dos Esportes!

    Para quem ainda não sabe, eu estou assistente técnica da equipe de basquete em cadeira de rodas do Clube de Basquete Paraolímpico do RN - Os Tigres. E algo quem tem tirado a minha paciência é chegar para dar treino e encontrar o ginásio em condições impróprias para qualquer uso!
    Infelizmente, o esporte para pessoa com deficiência ainda não é visto com seriedade e muitos apoios são negados, o básico para nos é ter um lugar para treinar e ao chegarmos lá é isso que encontramos... descaso!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Projeto MelhorAndo!

    Conheçam um projeto novo, que vem sendo desenvolvido há pouco tempo em Natal, mas já mostra que dará bons resultados! Inovador e Ousado, é a Associação Potiguar de Futebol de Amputados.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Bebeu água? Não? Tá com sede? Tô...

    A água é primordial para o bom funcionamento do organismo em todos os seus aspectos, por isso, uma boa hidratação é muito importante para quem deseja fazer uma atividade física saudável e ter uma boa performance.


    Durante a atividade física, o corpo perde uma grande quantidade de água e alguns eletrólitos (sais minerais) pelo suor, com o objetivo principal de evitar o aumento excessivo da temperatura corporal. A quantidade de suor vai depender de uma série de fatores, incluindo a temperatura ambiente, a umidade relativa do ar, a superfície corpórea e o grau de intensidade da atividade física, podendo em alguns casos, chegar a uma perda maior que 1,5 litros por hora.


    A ingesta inadequada de líquidos durante a atividade física pode levar a um quadro de desidratação e em alguns casos a distúrbios eletrolíticos como a hiponatremia (quantidade baixa de sódio no sangue) que levam a uma queda de performance e risco de sérias complicações.


    Em primeiro lugar, devemos lembrar que uma hidratação adequada durante todos os dias, independente da atividade física realizada é muito importante.

    Exceto em casos especiais, orientados pelo seu treinador, deve-se evitar os treinos em horários de muito sol e calor e dar preferência a roupas leves e claras nos dias mais quentes. Algumas pessoas têm o hábito de fazer atividade física com roupas quentes para suar mais, achando que isso leva a um emagrecimento. Na verdade, além de ser um conceito totalmente errado, pois não se perdem calorias pelo suor, esta prática inadequada aumenta o risco de desidratação, podendo levar a problemas sérios.


    Em relação à hidratação para a atividade física, ela deve começar com a ingesta de líquidos antes do início das atividades, sendo que em atividades mais intensas ou competições, é interessante a ingesta de cerca de 500 ml de líquidos de 2 a 3h antes, permitindo que o atleta inicie a atividade física bem hidratado e que tenha tido tempo para que o organismo eliminasse quantidades excedentes.


    Durante a atividade física, devem ser ingeridos cerca de 400 a 1000ml de líquidos por hora, através de pequenas ingestas a cada 15 a 20 minutos. O uso de bebidas esportivas (ex: gatorade) pode diminuir o risco de hiponatremia por conter uma pequena quantidade de sódio, no entanto, essa quantidade costuma ser menor do que a perdida pelo suor, podendo ser necessária a reposição de sódio em atividades intensas com duração superior a 3 a 4 horas. Uma dica para descobrir se você está fazendo uma hidratação correta é pesar-se antes e depois da atividade física, não devendo haver uma grande variação entre as medidas.


    Por último, não podemos esquecer que a hidratação após o exercício é muito importante e a ingesta de líquidos deve ser feita independente da sensação de sede, pois o mecanismo que regula a sede pode estar um pouco prejudicado em condições de estresse, principalmente após a participação de provas.

sábado, 18 de junho de 2011

Cadeirante, alimentação e saúde!

    Alimentação nem sempre é levada a sério e ela deveria ser uma grande preocupação dos cadeirantes para manter o peso e manter-se saudável. Muitas vezes é fácil ganhar alguns quilinhos devido a diminuição de atividades do cadeirante em virtude de sua limitação, e estando acima do peso, vem as consequências como dificuldade de realizar transferência, deambular com órteses, realizar ajustes na cadeira, cansaço ao tocar a cadeira em uma distância antes fácil de percorrer, fadiga muscular e propensão a doenças relacionadas ao acúmulo de gordura no corpo.
    O segundo motivo para preocupar-se com a saúde é manter o funcionamento do organismo a todo vapor... Dê atenção a certos alimentos que contribuem para uma atividade regular do intestino, diminuição de infecções urinárias, melhor resistência da pele diminuindo os casos de úlceras, garantam energia para o dia todo, principalmente se você fizer atividade física!
    As recomendações para manter-se longe do excesso de peso não são diferentes para pessoas com e sem deficiência. Indico que busquem um médico, um nutricionista, um psicólogo e um educador físico, pois o trabalho em conjunto destes profissionais te levará a um resultado mais efetivo.
    Lembrem que cada pessoa tem suas necessidades e características individuais, sendo assim, é importante passar por uma avaliação, levando em consideração idade, sexo, biotipo, momento fisiológico, atividades que desenvolve e outras características da saúde!
    Sigam as dicas e busquem levar uma vida saudável!
- Fazer várias refeições ao dia (5 a 6), e em pequenos volumes por vez. Isso facilita a digestão e evita a sensação de fome, o que pode provocar um consumo exagerado na refeição seguinte;
- Mastigar bem os alimentos para propiciar uma melhor digestão;
- Consumir frutas, legumes e verduras diariamente para garantir vitaminas, minerais e mais fibras na alimentação, o que vai ajudar no bom funcionamento intestinal e evitar a prisão de ventre;
- Consumir diariamente alimentos fonte de cálcio (leite, queijo, iogurte, peixes, vegetais de folha verde escura, como espinafre, agrião, rúcula, brócolis, couve, etc.);
- Dar preferência aos alimentos integrais do tipo: arroz, pães, farinhas, bolachas, farelos de cereais, etc.
- Consumir menores quantidades de açúcar e doces, para evitar fermentação intestinal e a formação de gases (flatulência), além de diminuir o consumo calórico;
- Evitar o consumo de frituras e alimentos gordurosos, como toucinho, peles de frango, maioneses, etc., para controle do peso e do colesterol;
- Moderar no uso de sal e temperos prontos (estes têm muito sódio) para manter a pressão arterial estável;
- Evitar beber líquidos durante as refeições; deixar para os intervalos (facilita a digestão);
- Beber, no mínimo, 2 litros de líquidos por dia, de preferência água, para manter o corpo hidratado;
- Evitar o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas (não fornecem calorias de valor nutricional).

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Aula de Natação!

    Gente, hoje trago um vídeo feito pela mamãe Sandra, da primeira aula do seu filho, o Lucas, um menino de 10 anos, que tem mielomeningocele e muitos sonhos a realizar! Este é mais um dos meus peixinhos, futuro campeão...
    Curtam!

terça-feira, 14 de junho de 2011

Jogos Regionais de Basquete em Cadeira de Rodas foram suspensos!

    Alô, basqueteiros de plantão, no último dia 10 a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas - CBBC, divulgou nota sobre suspensão de todos os regionais publicados em calendário!
    Infelizmente, não temos nem previsão de uma nova posição da CBBC e apenas a incerteza do campeonato em 2011, sendo asssim, eu aconselho todo mundo continuar treinado para que haja o que houver estejamos preparados!
    Essa suspensão é em virtude dos jogos Para-Pan-Americanos de Guadalajara, no México, que acontecerá de 13 a 20 de novembro. Portanto colocou-se como prioridade as fases de treinamento das seleções masculina e femina que representarão o nosso País nos jogos buscando vaga nos Jogos Paraolímpicos de Londres 2012.
    A quem interessar segue o link da nota de suspensão na íntegra. CLIQUE AQUI!

domingo, 29 de maio de 2011

Resultado - Regional Nordeste de Goalball

Chega ao fim o Regional Nordeste de Goalball, e a equipe feminina do Rio Grande do Norte, sagrou-se campeã e garantiu sua vaga no Campeonato Brasileiro que será realizado em Cuiabá (MT), indo em busca do título de pentacampeã brasileiro!
 
Os jogos aconteceram no ginásio do Hipócrates Zonal Sul, durante o sábado e domingo e chamou atenção de todos os presentes, muitos estudantes e professores da instituição vinham em busca de informações sobre aquele esporte tão diferente e com regras em inglês.
 
Além da comemoração em grande estilo da equipe feminina da ADEVIRN (Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte), ainda garantiram suas vagas no campeonato as duas equipes masculinas da Paraíba: em primeiro lugar a APACE (Associação Paraibana de Cegos) e o ICP (Intsituto de Cegos da Paraíba).
 
Durante o congresso técnico, Sandro Laina, presidente da CBDV (Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais), organizadora do evento junto a ADEVIRN, ressaltou a importância do fomentar e desenvolver o goalball e destacou o Nordeste como líder nessa missão, uma vez que temos uma Federação específica para o desenvolvimento do desporto para Cegos!
 
Mais uma vez tivemos a oportunidade de acompanhar o esporte paraolímpico e seus protagonistas. Infelizmente, a participação pública na arquibanda ainda esteve resumida, em sua maioria aos atletas em descanso e comissão técnica de suas equipes. Ressalte-se a importância de acompanhar e valorizar o esporte que nos traz tanto orgulho. Descortinem seus olhos do preconceito e valorizem o esporte paraolímpico

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Regional Nordeste de Goalball!

    Aproveitando o ensejo da overdose de goalball esses dias, posso fazer um convite?!
    Neste final de semana vai estar rolando o Regional Nordeste de Goaball aqui em Natal, vamos lá prestigiar? Prestigiar o paradesporto, os atletas com deficiência visual e a minha versão árbitra! kkkkk
    O evento contará com a participação das equipes da Paraíba (2 equipes de João Pessoa), Pernambuco (1 equipe de Recife e 2 de Caruaru) e Rio Grande do Norte (2 equipes de Natal). Será realizado através de uma parceria entre ADEVIRN - Associação de Deficientes Visuais do Rio Grande do Norte e CBDV - Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Visuais.
    O Rio Grande do Norte será representado pelas equipes Feminina e Masculina da ADEVIRN, que irão em busca das vagas destinadas a Copa Brasil de Goalball que será realizada em Dezembro na cidade de Cuiabá/MT. A equipe feminina é a atual campeã do Regional, e Tetra Campeã do Circuito Nordeste, a 5ª melhor equipe do Brasil pelo Ranking de 2010, e irá mais uma vez, em busca do titulo de melhor do Nordeste, já a equipe Masculina irá tentar voltar a Copa Brasil, onde em 2008, conquistou o 3º lugar.
    Os jogos serão realizados no Ginásio de Esportes do Colégio Hipocrátes Zona Sul, situado na Alameda das Mansões 2110 Candelária, por trás do Carrefour, no sábado das 08 às 18 horas e no domingo das 08 às 14 horas.
    Leve sua torcida, aguardo vocês lá!

Goalball!

   Confiram os melhores momentos da final masculina de Goalball em Pequim 2008, entre China e Lituânea!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Goalball!

**Atleta de goalball faz defesa, domina a bola azul. Veste camisa amarela com detalhes azúis nos braços e gola e calça preta. Ao fundo da imagem desfocada há outra atleta deitada no chão executando defesa."

    O goalball foi criado em 1946 pelo austríaco Hanz Lorezen e o alemão Sepp Reindle, que tinham como objetivo reabilitar veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.
    Ao contrário de outras modalidades paraolímpicas, o goalball foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência – neste caso a visual. A quadra tem as mesmas dimensões da de vôlei (9m de largura por 18m de comprimento). As partidas duram 20 minutos, com dois tempos de 10. Cada equipe conta com três jogadores titulares e três reservas. De cada lado da quadra tem um gol com nove metros de largura e 1,2 de altura. Os atletas são, ao mesmo tempo, arremessadores e defensores. O arremesso deve ser rasteiro e o objetivo é balançar a rede adversária.
    A bola possui um guizo em seu interior que emite sons – existem furos que permitem a passagem do som – para que os jogadores saibam sua direção. O Goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo. A bola tem 76 cm de diâmetro e pesa 1,25 kg.

Classificação
    Nesta modalidade os atletas deficientes visuais das classes B1, B2 e B3, competem juntos, ou seja, do atleta completamente cego até os que possuem acuidade visual parcial. Aqui também vale a regra de que quanto menor o código de classificação, maior o grau da deficiência. Todas as classificações são realizadas através da mensuração do melhor olho e da possibilidade máxima de correção do problema. Todos os atletas, inclusive das classes B2 e B3 (com visão parcial), utilizam uma venda durante as competições para que todos possam competir em condições de igualdade.
  • B1 – Cego total: de nenhuma percepção luminosa em ambos os olhos até a percepção de luz, mas com incapacidade de reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância ou direção.
  • B2 – Lutadores que já têm a percepção de vultos. Da capacidade em reconhecer a forma de uma mão até a acuidade visual de 2/60 ou campo visual inferior a 5 graus.
  • B3 – Os lutadores conseguem definir imagens. Acuidade visual de 2/60 a 6/60 ou campo visual entre 5 e 20 graus.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Clube Escolar Paraolímpico

Clube Escolar Paraolímpico
**Quadro de giz escolar de cor verde escuro com a inscrição "Projeto Clube Escolar Paraolímpico". "Projeto" escrito em branco. "Clube Escolar" em letras maiores de cor amarela, apresentando destque. "Paraolímpico" escrito na cor vermelha com contorno branco."

   Esse é uma iniciativa do Comitê Paraolímpico Brasileiro que visa fomentar e desenvolver o desporto escolar para os futuros atletas paraolímpicos.
    A galerinha entre 6 e 21 anos que esteja matriculado nas escolas de Natal e munícipios próximos já tem a oportunidade de se jogar nas atividades esportivas.
    No Clube Escolar Paraolímpico oferecemos aulas de natação e atletismo. Natação sou eu a professora e no Atletismo o professor Felipe!
    Onde? Quando? Quem pode?
    Natação - Piscina adaptada semiolímpica da UFRN / (Manhã)SEG E SEX - 07:00h às 08:00h ou 08:00h às 09:00h - (Tarde) SEG / QUA /QUI - 15:00h às 16:00h ou 16:00 às 17:00h - TER / SEX - 15:00h às 16:00h. Crianças e adolescentes com deficiência física, visual e intelectual.
    Atletismo - Pista do CAIC / (Manhã) TER / QUI 7:00h às 8:00h - (Tarde) SEG / TER / QUA / QUI 14:00h às 16:00h. Crianças e adolescente com deficiência física, visual e intelectual.
    Portanto, conheceu algum pequeno com deficiência afim de praticar esporte, pede para ele ir em um desses horários nos locais indicados com um responsável.
    Para maiores informações, basta ligar para o coordenador do projeto, o professor Jonas Sobrinho (8744-2423) ou enviá-lo um e-mail (jonas.sobrinho@hotmail.com)

sábado, 21 de maio de 2011

Natal Acessível Fit

    Olá!
    É, eu sou a mesma Marília do blog Natal Acessível, mas agora de roupinha de ginástica, a proposta agora é treinar! Seja para melhorar sua qualidade de vida, seja para tornar-se um atleta, melhorar seu rendimento no namoro (siiiiim! Atividade física também serve para isso), só sair de casa, fazer novos amigos, enfim, seja qual for o seu obejtivo agora você pode contar comigo!
    Aqui vamos falar sobre os esportes adaptados, sobre competições, sobre dicas de saúde, sobre os locais acessíveis para praticar atividade física, contar as histórias da galera com deficiência que faz bonito no esporte, enfim, vamos ter muita o que conversar, mas já quero de imediato fazer um acordo, o que for publicado aqui vai ser posto em prática na vida da gente, certinho?!
    Pessoa com deficiência tem que fazer atividade física como qualquer outra, se joguem na vida e contem com a professora de educação física que é especializada em você!
   Beijão!